Perguntas Frequentes
Andamento de serviços protocolados
Fale Conosco
ACESSE O PLANTÃO FISCAL VIRTUAL
Fale Conosco – Versão Texto
Para facilitar a escolha do assunto:
ACESSE O FALE CONOSCO EM TEXTO
Denúncia de Sonegação Fiscal
Ouvidoria da Receita Estadual
Caso sua demanda não tenha sido solucionada, utilize a ouvidoria da Receita Estadual. Necessário informar o protocolo de atendimento.
O que é a Declaração de ITCD-DIT e quem pode utilizar?
A Declaração de ITCD-DIT é um formulário eletrônico destinado à prestação de informações à Receita Estadual do Rio Grande do Sul sobre transmissões de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto sobre a Transmissão "Causa Mortis" e Doação, de quaisquer bens ou Direitos-ITCD.
Na DIT serão prestadas informações tais como a data do fato gerador, a natureza da transmissão, a identificação do transmitente e do recebedor, a descrição dos bens e a forma de distribuição.
O formulário eletrônico (DIT) para o preenchimento estará disponível, no site da Receita Estadual, para:
- Os tabelionatos, nos casos de doação, inventário, separação, divórcio e dissolução da união estável com partilha de bens realizados em procedimentos extrajudiciais, por instrumento público, e nos casos de extinção de usufruto;
- Os advogados, nos casos de inventário, arrolamento, separação, divórcio e dissolução da união estável com partilha de bens realizados em procedimentos judiciais, nos casos de doação de participações societárias, por instrumento particular, e de extinção de usufruto;
- Os defensores públicos, nos casos de inventário, arrolamento, separação, divórcio e dissolução da união estável com partilha de bens realizados em procedimentos judiciais;
- O público em geral, somente para declarar doações de moeda em espécie por instrumento particular.
Dentro da Declaração de ITCD-DIT será disponibilizado a avaliação dos bens, o cálculo do imposto, a guia para pagamento e, no final, a Certidão de Quitação.
Os Tabelionatos e os Advogados precisam estar previamente cadastrados na Receita Estadual, os Defensores Públicos do RS são cadastrados automaticamente através da Defensoria Pública do RS e o acesso do público em geral é livre .”