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Caso sua demanda não tenha sido solucionada, utilize a ouvidoria da Receita Estadual. Necessário informar o protocolo de atendimento.
Cadastramento e solicitação de senha para sistema ITC
Pessoa Física > ITCD (Imposto Causa Mortis ou Doação)
Descrição
Cadastramento de Tabelionatos, Advogados e Contadores para acesso ao Sistema ITC, onde é feito o preenchimento do formulário da DIT (Declaração de ITCD).
Os Defensores Públicos do Estado receberão permissão de acesso diretamente através do órgão responsável da Defensoria Pública do Estado.
Os demais solicitantes citados acima deverão encaminhar o formulário e o restante da documentação por meio de abertura de Protocolo Eletrônico no Portal Pessoa Física ou no Portal e-CAC da Receita Estadual, conforme o caso. Após os documentos serem devidamente incluídos, será gerado um número de protocolo eletrônico para acompanhamento.
Quando o recebimento e a análise forem concluídos, o contribuinte poderá consultar a decisão nos respectivos Portais, no menu “Acompanhamento".
Público
Pessoa Física (Advogados e Contadores) e Pessoa Jurídica (Tabelionato).
Etapas para realização do serviço
Advogados:
Acesse o serviço no Portal Pessoa Física - PPF, em "Serviços Disponíveis":
- Menu: “ITCD";
- Serviço: "Cadastramento de Advogado - Sistema ITC”.
Contadores:
Acesse o serviço no Portal Pessoa Física - PPF, em "Serviços Disponíveis":
- Menu: “ITCD";
- Serviço: "Cadastramento de Contador - Sistema ITC”.
Tabelionatos:
Acesse o serviço no Portal e-CAC, em “Meus Serviços":
- Menu: "Tabelionatos";
- Serviço: "Cadastramento de Tabelionatos - Sistema ITC”.
Após a análise dos documentos enviados, a Receita Estadual informará sobre o status do protocolo eletrônico no respectivo Portal (e-CAC ou PPF), acessível pelo menu “Acompanhamento de Protocolo Eletrônico”.
Documentos Necessários
Advogados, Contadores e Tabelionatos:
- Formulário de Cadastramento no Sistema ITC, devidamente preenchido, em PDF, que deverá ser assinado com certificado digital (ICP Brasil) do usuário que deseja a senha. A assinatura pode ser efetuada diretamente no PDF no próprio serviço, ou ser inserido documento já no formato P7S, a partir do PDF assinado conforme instruções em Assinatura digital, quando o protocolo for aberto por terceiro, em nome do usuário requerente;
Obs.: O e-mail do informado no cadastro não pode constar em outro cadastro já incluído no Sistema ITC. - Cópia da carteira da OAB, frente e verso, quando Advogado;
- Cópia da carteira do CRC, frente e verso, quando Contador;
- Cópia da identidade (com CPF) e do ato de nomeação/designação do Tabelião/Notário/Oficial, quando Tabelionato.
Assinatura Eletrônica, PDF, P7S e solução de erros - saiba mais aqui.
Obs.: Os documentos devem ser anexados no Protocolo Eletrônico nos locais e formatos indicados dentro do próprio serviço.
Prazo
Até 3 (três) dias úteis da solicitação.
Mecanismos de Comunicação
Legislação Aplicada
IN 045/98 Título II Capítulo II, 2.0