Perguntas Frequentes
Andamento de serviços protocolados
Fale Conosco
ACESSE O PLANTÃO FISCAL VIRTUAL
Fale Conosco – Versão Texto
Para facilitar a escolha do assunto:
ACESSE O FALE CONOSCO EM TEXTO
Denúncia de Sonegação Fiscal
Ouvidoria da Receita Estadual
Caso sua demanda não tenha sido solucionada, utilize a ouvidoria da Receita Estadual. Necessário informar o protocolo de atendimento.
Como enviar documentos?
Para enviar documentos à Secretaria da Fazenda, via Internet, o contribuinte deverá, primeiramente, fazer download do programa de transmissão de documentos e instalá-lo em seu micro.
A transmissão do arquivo poderá ser feita a partir do disquete gerado pelo programa de digitação da GIA ou GIA-ST fornecido pela Secretaria da Fazenda ou a partir de qualquer diretório do micro do contribuinte.
Para a transmissão propriamente dita deverão ser seguidos os seguintes passos:
- Conectar-se ao seu provedor de Internet.
- Acionar o programa de transmissão, através do menu Iniciar/Programas/SefaNet/TED/TED ou acionar a guia Transmite Internet do menu Arquivo, do programa de digitação da GIA.
- A transmissão a partir do programa de digitação somente será possível se o programa de transmissão estiver instalado no diretório "default" de instalação, SEFANET.
Na primeira vez que o programa for acionado, ele exibirá a opção de CONFIGURAR o sistema. Uma vez configurado o sistema, o programa não mostrará mais esta tela de configuração, a menos que o usuário a solicite expressamente na tela principal do programa.
- A transmissão a partir do programa de digitação somente será possível se o programa de transmissão estiver instalado no diretório "default" de instalação, SEFANET.
- Na tela principal do programa:
- Informar o arquivo a enviar, podendo ser consultada a árvore de diretórios do micro mediante o acionamento do botão a direita do campo reservado para informação do arquivo a enviar.
- Todos os campos virão pré preenchidos com as opções "default" do sistema, porém podem ser alterados, exceto o E-mail de retorno do Recibo de Entrega da GIA, que preservará o informado na opção CONFIGURAR.
- Informar o arquivo a enviar, podendo ser consultada a árvore de diretórios do micro mediante o acionamento do botão a direita do campo reservado para informação do arquivo a enviar.
- Clicar o botão ENVIAR.
- Em seguida serão exibidas as etapas que envolvem a transmissão:
- Estabelecendo Sessão.
- Validando o arquivo. Caso o arquivo não atenda as características mínimas necessárias, será mostrado na tela uma ou mais mensagens de erro e a transmissão será abortada.
- Compactando e Criptografando o arquivo.
- Transmitindo o arquivo.
- Gravando Comprovante.
- Em seguida serão exibidas as etapas que envolvem a transmissão:
- Se a transmissão for realizada com sucesso, ao final do processo será exibida a mensagem "Transmissão executada com sucesso" e será apresentado o Comprovante de Transmissão de Arquivo.
- Este Comprovante constitue um recibo provisório e não se destina a comprovação da entrega da GIA ou GIA-ST. Esta comprovação somente poderá ser feita mediante o Recibo de Entrega de GIA (Recibo Definitivo) que será remetido ao contribuinte, posteriormente, via correio eletrônico.
- Em qualquer situação em que o processo não se encerre pela apresentação do Comprovante, a transmissão não foi concluída com sucesso e deve ser reiniciada do passo 3.
Se o seu micro está conectado numa rede local que possui "FIREWALL" , deve ser habilitada a porta 8017 do TCP/IP no "FIREWALL" ( solicite ao seu pessoal de Suporte a Redes para fazer isso), para permitir a troca de informações entre o seu micro e a máquina de recepção da Transferência Eletrônica de Documentos (TED).
Se o seu micro está conectado numa rede local com acesso à INTERNET através de um micro servidor de acessos que utiliza o "software" WINGATE, ou semelhante, faça a instalação do sistema TED nesse micro servidor. O TED não está preparado para trabalhar com "softwares" tipo WINGATE.
Se o seu micro está conectado numa rede local e você possui um modem, ou placa modem, para conexão à INTERNET instalado nele, ele deve ser configurado para resolver os nomes(DNS) na INTERNET e não na sua rede. Se essa configuração não estiver correta, o TED não consegue estabelecer a sessão com a máquina de recepção.
A máquina da SECRETARIA DE FAZENDA que recebe documentos na INTERNET tem o nome ted.sefaz.rs.gov.br. Para transmitir documentos para ela é necessário transformar esse nome num endereço IP. Isso é feito, automaticamente, por um DNS na INTERNET. Caso você tenha problemas de conexão, contate com o seu pessoal de Suporte a Redes pois, provavelmente, existe algum problema de configuração na sua rede ou micro.