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Início do conteúdo
  1. Inicial
  2. 1. ICMS (Pessoa Jurídica e Produtor)
  3. GIA e EFD/SPED - Escrita ICMS
  4. TED - Transmissão Eletrônica de Documentos
  5. Como enviar documentos?

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Como enviar documentos?

Para enviar  documentos à Secretaria da Fazenda, via Internet, o contribuinte  deverá, primeiramente, fazer download do programa de  transmissão de documentos e instalá-lo em seu micro.
     A transmissão do arquivo poderá  ser feita a partir do disquete gerado pelo programa de  digitação da GIA ou GIA-ST fornecido pela Secretaria da Fazenda ou a  partir de qualquer diretório do micro do contribuinte.
     Para a transmissão propriamente  dita deverão ser seguidos os seguintes passos:

  1. Conectar-se ao seu provedor de Internet.
  2. Acionar o programa de transmissão,  através do menu Iniciar/Programas/SefaNet/TED/TED ou acionar a guia  Transmite Internet do menu Arquivo, do programa de digitação da GIA.
    • A transmissão a partir do  programa de digitação somente será possível  se o programa de transmissão estiver instalado  no diretório "default" de instalação, SEFANET.
      Na primeira vez que o programa for acionado, ele  exibirá a opção de CONFIGURAR o sistema. Uma  vez configurado o sistema, o programa não  mostrará mais esta tela de configuração, a  menos que o usuário a solicite expressamente na  tela principal do programa.
  3. Na tela principal do programa:
    • Informar o arquivo a enviar, podendo ser  consultada a árvore de diretórios do micro  mediante o acionamento do botão a direita do  campo reservado para informação do arquivo a  enviar.

    • Todos os campos virão pré  preenchidos com as opções "default"  do sistema, porém podem ser alterados, exceto o  E-mail de retorno do Recibo de Entrega da GIA,  que preservará o informado na opção CONFIGURAR.
  4. Clicar o botão ENVIAR.
    • Em seguida serão exibidas as  etapas que envolvem a transmissão:
      1. Estabelecendo Sessão.
      2. Validando o arquivo.  Caso o arquivo não atenda as  características mínimas necessárias,  será mostrado na tela uma ou mais  mensagens de erro e a transmissão será abortada.
      3. Compactando e Criptografando o arquivo.
      4. Transmitindo o arquivo.
      5. Gravando Comprovante.
    Se a  transmissão for realizada com sucesso, ao final do  processo será exibida a mensagem "Transmissão  executada com sucesso" e será apresentado o  Comprovante de Transmissão de Arquivo.
    Este Comprovante  constitue um recibo provisório e não se destina a  comprovação da entrega da GIA ou GIA-ST. Esta comprovação  somente poderá ser feita mediante o Recibo de Entrega de  GIA (Recibo Definitivo) que será remetido ao contribuinte, posteriormente,  via correio eletrônico.
     Em qualquer  situação em que o processo não se encerre pela  apresentação do Comprovante, a transmissão não foi  concluída com sucesso e deve ser reiniciada do passo 3.
Usuários conectados em rede local

      Se o seu micro está conectado numa rede local que possui "FIREWALL" ,  deve ser habilitada a porta 8017 do TCP/IP no "FIREWALL"  ( solicite ao seu pessoal de Suporte a Redes para fazer isso),   para permitir a troca de informações entre o seu micro   e a máquina de recepção da Transferência Eletrônica de Documentos (TED).
      Se o seu micro está conectado numa rede local com acesso à INTERNET  através de um micro servidor de acessos que utiliza o "software" WINGATE,  ou semelhante, faça a instalação do sistema TED nesse micro servidor.  O TED não está preparado para trabalhar com "softwares" tipo WINGATE.
        Se o seu micro está conectado numa rede local e você possui um modem,  ou placa modem, para conexão à INTERNET instalado nele,  ele deve ser configurado para resolver os nomes(DNS) na INTERNET e não na sua rede.  Se essa configuração não estiver correta, o TED não consegue estabelecer a sessão  com a máquina de recepção.
      A máquina da SECRETARIA DE FAZENDA que recebe documentos na INTERNET  tem o nome ted.sefaz.rs.gov.br.  Para transmitir documentos para ela é necessário transformar  esse nome num endereço IP.  Isso é feito, automaticamente, por um DNS na INTERNET.  Caso você tenha problemas de conexão, contate com o seu pessoal de Suporte a Redes pois,  provavelmente, existe algum problema de configuração na sua rede ou micro.

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